A Escola

Nossas Metas

Educar lado a lado com as famílias durante todo o processo, criando vínculos, estabelecendo uma mesma linguagem, discutindo procedimentos e realizando trocas de experiências por meio de palestras, campanhas, caminhadas ecológicas, mural do conhecimento, reflexões por meio de recursos tecnológicos, documentários educacionais em vídeos apresentados aos pais em reuniões gerais e específicas.

Consideramos também essencial a aplicação dos valores humanos que norteiam as relações em todos os níveis, assim como a compreensão de desenvolvimento sustentável, como sendo aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Outra meta fundamental para a Casinha Feliz  é ensinar seus educandos a refletir sobre sua aprendizagem, ou seja colocar em prática a METACOGNIÇÃO que como bem definiu Flavell é o exercício diário que nos leva a conhecer o que conhecemos. Quando colocamos nossas crianças como corresponsáveis por sua aprendizagem estamos proporcionando a elas a oportunidade de serem mestres de suas potencialidades.

Pensando sobre isso a Casinha Feliz desenvolve um projeto permanente intitulado PAI – Pensamento, Ação e Inteligência formatado por profissionais de referência no meio educacional. Ele é uma ferramenta a mais para trabalharmos o pensamento criativo e a inteligência, dos alunos de 3 a 10 anos, mediado por dez séries de propostas para desenvolver  habilidades e competências que se encontram na base da aprendizagem: PERCEPÇÃO, ATENÇÃO, MEMÓRIA, PENSAMENTO, LINGUAGEM, ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, VIVÊNCIA DO TEMPO, PSICOMOTRICIDADE ESPECÍFICA, EXPRESSÃO ARTÍSTICA E CONHECIMENTO DE SI MESMO. Um projeto sério, que foi  idealizado para que também fosse divertido, porque a escola é alegria, prazer e além de combinar com a missão da Casinha Feliz também faz jus às palavras de Malaguzzi “queremos uma escola agradável, em que crianças, professores e pais estejam à vontade. Uma amabilidade que ande de mãos dadas com a exigência”.
                
Pensamos em uma educação fundamentada no APRENDER a: conhecer, fazer, conviver e ser. Ensinando aos nossos educandos que a chave para essa nova construção existe e está dentro de cada um de nós!